Pimento Habanero

Habanero

Estive recentemente no México, mais concretamente no estado de Quintana Roo na península de Yucatan e trouxe uma história para contar sobre o pimento Habanero...

chichenitza

A história em si é pouco interessante. Basicamente, levava comigo um desejo enorme de experimentar as iguarias locais, nomeadamente as picantes. Entre elas uma se destacava: o pimento Habanero com 350 000 na escala Scoville. O desejo foi cumprido. O pimento é bem, bem “quente”. Saboroso também e o efeito a nível... Intestinal, digamos, é exactamente aquele que estão a pensar.

Pondo isto de lado, deixo-vos um pouco de cultura geral sobre o Habanero.

Este pequeno pimento (2 a 6 centimetros de comprimento) é normalmente laranja ou vermelho, mas algums acabam por ter cores menos comuns, como o branco, castanho, amarelo, verde ou até púrpura.

habanero

O Habanero vem da região do Amazonas e espalhou-se até ao México. O seu cultivo remonta a 6500 a.c. segundo escavações arqueológicas feitas em Guitarrero, Perú.

A chegada deste pimento às Caraíbas faz-se via Colômbia e foi trazido pelos espanhóis que decidiram cultivá-lo em várias àreas cujo clima consideraram propício.

yucatan

O maior produtor mundial de Habanero é, precisamente a Península do Yucatan, México, onde este pimento está presente na culinária de forma vincada, acompanhando a maioria dos pratos seja como puré ou molho. No entanto, o sabor do pimento e do respectivo molho têm sido disseminados pelo mundo e, embora o México seja o maior produtor e consumidor, já há produtores em países como Belize, Panamá, Costa Rica, Colombia, Equador e até mesmo nos estados mais quentes dos EUA.

Mas este pimento não é só um pimento para vos fazer chorar. O seu sabor é mais do que isso. Tem um sabor frutado e quase cítrico. Quando se prova, antes de “picar” sentimos uma leve frecura na boca. Talvez seja por isso que funciona tão bem como molho.

thumb 600

Em 1999, chegou a ser considerado o pimento mais picante do mundo pelo Guinness, mas perdeu o lugar entretanto para o Bhut Jolokia e o Scorpion.

picante bebida coca-cola drink mixer

Coca-Cola lança “Spicy”: Um Drink Mixer perfeito para whiskey.

Misturar Coca-Cola numa bebida espirituosa é prática comum para muitos. No entanto não é exatamente...

Ler mais

picante

13 factos sobre amantes de molho picante.

Os amantes do picante partilham gostos e manias comuns. Esta é uma lista de 13 dessas manias.

Ler mais

saúde picante vida sexual

Homens que gostam de comida picante têm mais testosterona

Homens com níveis altos de testosterona – a hormona frequentemente associada com a predisposição...

Ler mais

Give your website a premium touchup with these free WordPress themes using responsive design, seo friendly designs www.bigtheme.net/wordpress