• Home
  • Blog
  • 5 Benefícios Secretos do Picante

5 Benefícios Secretos do Picante

A comida picante tem muitos segredos e as razões pelas quais nos atrai nem sempre parecem lógicas. Compensará a dor com o prazer?

A principal razão poderá ser pela “pica”. Pelo menos é essa a minha. É como fazer uma maratona ou um trail: é um desafio! É encontrar prazer por baixo de uma ou várias camadas de dor. É a mente contra o corpo.

No entanto há aquela razão, muitas vezes ignorada, que podem haver benefícios para a saúde na ingestão deste tipo de molhos ou comidas picantes. Deixo-vos aqui 5 que foram estudados.

 

1 -  Perda de peso.

Vamos perceber este pequeno truque: qualquer comidinha desenxabida das dietas ganha outro sabor com um pouco de molho picante ou com um bocadinho de pimento picado a acompanhar. Só por aí, a probabilidade de se manter na dieta já é maior!

Para além disto, estes molhos são conhecidos por acelerar o metabolismo. Por exemplo, alguns pimentos têm capsaicina, um conhecido termogénico que pode ajudar o corpo a queimar calorias de forma mais acelerada durante 20 minutos após a ingestão.

2 – Saúde Cardiaca

Um estudo concluiu que culturas cuja dieta tem comidas mais condimentadas têm uma incidência mais baixa de problemas cardíacos. Razões potenciais: os pimentos podem reduzir os efeitos do chamado mau colesterol e já referida capsaicina pode reduzir a inflamação, que é um factor de risco em alguns problemas cardíacos. 

 

3 – Prevenção do Cancro

A Associação Americana de Investigação Oncológica determinou que a Capsaicina tem a capacidade de matar algumas células cancerígenas.O turmérico, uma especiaria encontrada no pó de caril e em algumas mostardas, pode diminuir a disseminação do cancro e o crescimento de tumores. “Tem o mesmo efeito no corpo que alguns medicamentos para o cancro”m disse o Dr Gregory Plotnikoff, consultor de um Hospital no Minnesota. O pimenta preta, por exemplo permite uma absorção de 2000% de turmérico e é fantástica para temperar vegetais grelhados, kebabs ou apenas sopa.

 

4 – Baixar a tensão arterial:

As vitaminas A e C fortalecem os músculos e a pimenta aumenta o fluxo sanguíneo. Ambas as coisas contribuem para um sistema cardiovascular mais forte. 

5 – Efeito de descompressão

As comidas picantes estimulam a produção de hormonas que nos fazem sentir bem, como a serotonina, o que pode acalmar a depressão e o stress.

No entanto isto não significa que deva começar a temperar a salada com meio litro de Tabasco… Há formas saudáveis, equilibradas e até não muito picantes de apimentar as suas refeições, desde o uso de pimentos frescos ou até gengibre. Siga o nosso blog e fique a saber mais.

 

 

picante bebida coca-cola drink mixer

Coca-Cola lança “Spicy”: Um Drink Mixer perfeito para whiskey.

Misturar Coca-Cola numa bebida espirituosa é prática comum para muitos. No entanto não é exatamente...

Ler mais

picante

13 factos sobre amantes de molho picante.

Os amantes do picante partilham gostos e manias comuns. Esta é uma lista de 13 dessas manias.

Ler mais

saúde picante vida sexual

Homens que gostam de comida picante têm mais testosterona

Homens com níveis altos de testosterona – a hormona frequentemente associada com a predisposição...

Ler mais

Give your website a premium touchup with these free WordPress themes using responsive design, seo friendly designs www.bigtheme.net/wordpress